Loalwa Braz: “dançamos lambada e falamos que é zouk”
Nosso site recebeu vários e-mails após a última participação da cantora Loalwa Braz, ex-vocalista do grupo Kaoma, no programa Show da Gente, exibido na tarde de sábado (04/07) no SBT. Um dos quadros do programa, apresentado por Netinho de Paula, é justamente um concurso de lambada. Trata-se de uma comemoração especial aos vinte anos do ritmo que conquistou o mundo.
No último sábado, Loalwa disse que o ritmo zouk, de origem caribenha, não tem nada a ver com a dança batizada de zouk aqui no País. Segundo ela, o ritmo caribenho é dançado juntinho e não tem marcação de 1, 2,3. “Dançamos lambada e falamos que é zouk”, disse ela hoje pela manhã à equipe do site Planet Zouk. “Não entendo porque negamos as nossas origens. Quando alguém fala no ritmo zouk e diz que a origem é caribenha, ignora toda a história da lambada, que é um ritmo genuinamente brasileiro e mundialmente conhecido como tal.”
Perguntamos, então, se o problema estava relacionado exclusivamente ao nome ou se estendia ao modo de dançar. “O problema é só o nome, que desmerece um produto brasileiro para reforçar uma origem caribenha. Acho que todos os ritmos passam por uma evolução, como a gafieira, por exemplo, que se transformou e continua sendo chamada de gafieira. Já a lambada virou zouk e, na minha opinião, continua sendo lambada. Para o mundo inteiro, dançamos lambada (ou lambazouk), e não zouk”, disse ela.
O assunto é polêmico e gostaríamos de saber a sua opinião. Não há como negar que fora do País nossa forma de dançar é mesmo conhecida como lambada ou, no máximo, lambazouk. Por outro lado, são quase 20 anos falando em zouk no Brasil, o que também já é um termo consolidado. E vocês, internautas, o que acham? Deixem seu comentário clicando logo após o título do post.
Print article | This entry was posted by admin on Julho 6, 2009 at 11:37, and is filed under Notícias. Follow any responses to this post through RSS 2.0. You can leave a response or trackback from your own site. |
- » A lambada volta para a TV PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Venha recordar a Mel e o Lambar PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Começam as semifinais do Concurso de Lambada no Netinho PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Lambada ou zouk? Continua a polêmica! PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Lambada x zouk: post recebe novos comentários PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Gil Semedo em novembro no Brasil PLANET ZOUK: O site que vai revolucionar
- » Nem lambada, nem lambazouk! Agora, é zouk brasileiro! PLANET ZOUK: Dança, música e informação
- » Zouk, lambazouk, zouk brasileiro: a polêmica continua PLANET ZOUK: Dança, música e informação
- » Bastidores: JLO grava Kaoma, BBB 11 e novos Congressos PLANET ZOUK: Dança, música e informação
about 8 years ago
Desculpem todos os que NÃO concordam com a Loalwa MAS, acho q vocês estão tentando encontrar chifre em cabeça de cavalo !!
Porque é muito simples povo :
A música NÃO é de origem brasileira;
NÃO temos artistas de representam o ritmo; (tem o que ? 1? 2?)
A dança que se dança com a música zouk NÃO é da mesma forma que se dança lá;
Portanto, não tem nada de assunto polêmico, é simples, é só parar pra pensar e pronto !
Se bem que o que se dança hj….prefiro não comentar !!! e as músicas ?….prefiro não comentar também !!
Dançamos lambada ao som do ZOUK !!
PS. apagaram o meu post que foi um dos primeiros !!!
about 8 years ago
Olá Luiz, seu comentário não foi apagado. É que está em outro post mais recente. Veja:
http://www.planetzouk.net/blog/?p=1650#comments
about 7 years ago
“ressucitando” o tópico
Posto um vídeo do Kaoma, com o estilo caracteristico da Lambada
http://www.youtube.com/watch?v=PLBUBEijguU&feature=related
E de Zouk posto um video do Israel Szerman – http://www.youtube.com/watch?v=FQE_aUMLSck&feature=related
Com exceção de passos parecidos (cambres e giros) são danças totalmente diferentes. Por isso que acho complicado afirmamos que dançamos lambada, mas concordo em afirmar que o estilo é diferente do que é dançado lá fora.
about 7 years ago
Concordo com Loalwa Braz. Dançamos lambada. Zouk é a música, que hoje em dia nem é mais zouk: estamos dançando agora soul music. Vamos mudar o nome da dança agora?
Já avisaram pros MC’s que eles fazem zouk agora?
Somos brasileiros. Os africanos e caribenhos que dançam zouk ficam tão indignados quando nos vêem dançar sua música falando que é zouk quanto nós ficamos quando o pessoal do Balroon dance diz que dança samba.
about 7 years ago
Interessante todas as opiniões….
mas vamos ser sensatos….
desnecessária…
discutir se é zouk se é lambada….se é lambazouk….
sabiamente tivemos citações sobre estilos de salsa,temos salsa caribenha,salsa cubana,salsa los angeles,etc e não são todas salsa????
o que dançamos está longe de ser o zouk original…CONCORDO PLENAMENTE,tb está longe de ser lambada…CONCORDO NOVAMENTE…
mas comparando com a salsa novamente….então a Salsa só é salsa a de Porto Rico….as outras não são salsa…
estamos falando do nome de uma dança…..levantando as musicas que se dançam…argumentando que não são Zouk,etc etc ….
porém o que muda é apenas o estilo,e isso tudo envolve a necessidade pessoal de cada um nomear diferentemente o seu estilo dizendo criar um novo ritmo….
nada de novo ritmo….é ZOUK evoluiu do Zouk…..não importa se tá diferente….
então o Tango Nuevo tb não é tango…
a Gafieira de hj não é mais Gafieira….o forró universitário não é forró….vai existir mil controvérsias a respeito desse assunto…..
a dança é assim….cada um com seu ego….não a necessidade disso tudo…até pq cada professor coloca seu toque pessoal na aula…no seu jeito de dançar…..o nosso querido Poeta tem o jeito dele de dançar,o Mané o dele…e por ai vai…então vamos inventar um ritmo pra cada um….o LambaPoetaZouk ,só que ai só ela vai dançar assim….
gente é simples…
UNIÂO é zouk é zouk….é lambada é lambada…não importa qual estilo que cada ritmo tem hj….mesmo se mudarmos pra um nome só….
dentro desse nome unico….vai ter o estilo diferente de cada um O Neozouk,o soulzouk,o Verozouk….é só uma questão de estilo…..todos dentro de um mesmo ritmo…..
apenas um processo de evolução natural dos fatos….
about 7 years ago
Caras, eu não sei onde vcs estavam há uns 25 anos, mas eu estava dançando lambada na “lambateria mel”, e digo pra vcs que o zouk é sim um ritmo dançante. Quer chamar a musica de zouk? Tá certo, mas a dança também é zouk. Como danço até hoje. Abraço meu irmão mané.
about 7 years ago
Abraço Lufe, Poeta, zoukeiro, Marcelo e Galera,
Passo rapidamente para colocar uma lenha básica nessa fogueira (rs).
1. A música influencia na forma de dançar, mas que isso não deve modificar o nome da dança – ao menos para mim que sou professor e dançarino, o mais importante é a dança. Vejam outras danças de salão:
Se toca música lenta, dançamos bolero – às vezes nem tem música bolero no cd de bolero;
Se toca pop, rock, suingue, danço soltinho – que nem é nome de música;
Se toca chorinho, bossa nova, samba, danço samba;
Se toca xote, baião, forró, danço forró;
Se toca son, rumba, guagancô, danço salsa;
Assim também deveria ser com a lambada: Se toca lambadas, kizombas, rnbs, rumbas flamencas, regatons, pops estadunidenses…, desde que tenha a batida necessária ou seja mixadas, dançamos lambada (dependendo da pessoa, no estilo de Porto (e subestilos – como o do Juninho), no estilo do Rio (e subestilos – como o da garotada do Rio – Neo, Soul, Flow) ou mesclado (como o Gilson));
2. Se fossemos mudar o nome da dança a cada moda deveríamos chamar o que fazemos de lamba-gipsy-zouk-kizom-rnb-rega-hop;
3. Dizer que a dança que fazemos veio da dança zouk do Caribe, só faz sentido se a pessoa ainda não conhece uma das duas. Os que ainda não viram, se derem uma olhada no vídeo da Perle, verão o que é a dança zouk do Caribe e que ela nada tem com a(s) nossa(s) (nem a(s) nossa(s) dança(s) a ver com a dança zouk do Caribe).
4. Cada um pode dar o nome no seu estilo do jeito que quiser, só não acho interessante tentar jogar fora um valioso patrimônio cultural;
Abraço,
Florião
ps.: coloco “a(s) nossa(s) dança(s)”, porque não estou entrando no mérito de ser uma dança brasileira com dois estilos ou duas danças brasileiras, sendo uma vindo da outra
about 7 years ago
Lambazouk(zouk brazilian style)
Muito boas as colocaçoes do prof Florião; mostra que realmente é um estudioso do assunto e não um paraquedista de ultima hora; sou da nova geração e não tive oportunidade de dançar a lambada e aprendi zouk na academia da Profa Renata Peçanha aqui no centro do Rio (aliás, ótima professora).
Ela me disse certa vez que seu mestre, o Jaime Aroxa, era lambadeiro e ajudou a criar os movimentos do zouk a partir de movimentos da lambada; passei então a pesquisar na NET e realmente percebi que muitos passos que aprendi estavam nos videos do Kaoma só com velocidade maior:estavam lá os cambrês todos,o iô-iô, os spins,o body-jump! Caramba todos os passos que eu achava que eram novidade já eram praticados pelo pessoal da lambada! Mas há passos que eu aprendi nas aulas do nosso zouk que não existiam nos videos de lambada,talvez pelo ritmo demasiado rápido da lambada.
Mas a essência estava lá; aí fui investigar no youtube e achei o video da Perle Lama: foi então que descobri que realmente eu não dançava zouk rsssss. Foi aí que a Renata me contou de onde surgiram a maioria dos passos do que nós brasucas chamamos zouk :da lambada.
Mas há um porém que tenho notado nos vídeos: nosso zouk tem alguns passos do zouk caribenho que são os passos com contato de quadril e por isso é legítimo dizermos que nosso zouk é uma forma mista do zouk caribenho com a lambada e então o nome lambazouk seria ideal; outra hipótese seria usar o nome lambazouk com a expressão zouk brazilian style entre parênteses para divulgação no Exterior (como está no cabeçalho do meu post).
about 7 years ago
olha que interessante o verdadeiro zouk caribenho:
http://www.youtube.com/watch?v=cTmVTVlGHfQ
valeu galera
about 7 years ago
Oi Loalwa, amo suas músicas e acho que a lambada não tem que ser zouk, porque não é justo. As pessoas não valorizam suas raízes e quem somos. Sou brasileira e moro no EUA. Falo isso por que vejo nosso povo mudando a cultura e não gosto disso. Vamos valorizar nosso povo e e valorizar nossa alma, música e dança.
about 6 years ago
Gente desculpem a minha ignorância, mas não sei o que é ZOUK. Já a lambada sim, então, posso dar minha opinião: a lambada não é nada mais nada menos de um dos nossos milhares de ritmos que já conquistaram o mundo inteiro, assim como a bossa nova, MPB, samba, frevo, etc… etc… etc… incluindo tambem a capoeira, que não deixa de ser uma dança. Se aqui ninguém conhece, ou já esqueceu, lá fora com certeza faz sucesso até hoje. Ô complexo de vira lata em pleno século vinte e um! Em plena ascenção do BRASIL, quanto tempo + vai existir essa história de que “a galinha do vizinho é mais gorda” (ou seria mais magra). Nosso país é lindo, maravilhoso e amado lá fora.
about 6 years ago
Tem algum botão de curtir em baixo da frase dela?
about 6 years ago
Oi Carlos, agradeço pelas palavras.
Legal sua carta, você foi comprovar a história – show!
Quanto a movimentos do zouk caribenho no zouk brasileiro, sugiro que você veja a data das capturas dos vídeos onde eles aparecem – com certeza é bem recente.
As danças brasileiras (lambada de Porto Seguro e lambada do Rio de Janeiro) não influenciaram nem foram influenciadas, na criação, pela dança zouk caribenha.
Sendo uma dança social viva, ela influencia* e é influenciada por outras danças.
Temos muitos passos que conhecemos de outras danças (eu mesmo coloquei o “esse” e diversos outros).
Também fazemos movimentos “novos”, sem transplantar. Nesse caso “inventamos”, mas muitas vezes descobrimos que o movimento “inventado” já foi feito por outra pessoa antes em outras danças (as vezes até bem antigas)**, como no caso, movimentos parecidos com os do Caribe***.
Quanto ao Jaime, ainda temos muitos professores que participaram da mudança da lambada de Porto Seguro para a Lambada do Rio de Janeiro em atividade: além do Jaime, o Lufe, a Renata, o Adílio, a Elaine Pereira, o Renato Dias, e entre outros, eu.
Grande abraço,
Luís Florião
* inclusive há pessoas estão dançando a lambada do Rio de Janeiro (zouk, zouk love, zouk brasileiro…) e chamando de bachata ou kizomba – como se pode conferir no link:
http://www.youtube.com/watch?v=3ZmN-0FPwmA&feature=related
** como a empilhadeira do forró que foi feita pelo Fred Astaire em 1917 ou o Moon Walk (http://www.youtube.com/watch?v=EewimARbHpQ) que a maioria pensa que é do Michael Jackson;
***esses movimentos mais juntos realizados nos tempos fortes, surgiram, na minha opinião, principalmente por causa dos pequenos espaços das pistas onde alguns dos subestilos cariocas se consolidaram, não por influência do Caribe.