Apesar da onda de arrastões e violência que tomou conta da Virada Cultural 2013 em São Paulo, o evento reservou momentos muitos especiais para os fã da lambada. Como antecipamos neste post, o palco montado na Montado na Rua do Arouche, próximo à Estação República do Metrô, recebeu grandes nomes deste ritmo, que foi febre no final dos anos 80 no Brasil e no mundo. Por lá passaram, na noite do dia 18 de maio, Sara JaneSidney Magal, Loalwa Braz (líder do grupo Kaoma) e Luiz Caldas.

O show de Loalwa foi uma atração à parte. Primeiro porque ela (ao lado de Beto Barbosa) foram os expoentes máximos deste movimento no Brasil. Em segundo lugar, porque ela conseguiu reunir um time de dançarinos que representaram muito bem a alegria e a sensualidade desta dança fascinante. Além disso, a cantora teve a ótima sacada de surpreender a galera com a participação especial de Gaby Amarantos, que interpretou com ela dois dos maiores sucessos do grupo Kaoma: “Lambamor” e “Chorando Se Foi” (acompanhe acima). A galera curtiu demais! Vejam o entusiasmo da plateia quando começam os primeiros acordes do hino da lambada, no começo do segundo vídeo.

“Para quem não sabe a lambada surgiu em Belém do Pará, depois se tornou conhecida em Porto Seguro, na Bahia, até percorrer o Brasil”, explicou Loalwa ao público, antes de chamar Gaby Amarantos ao palco. Durante as duas músicas que cantaram juntas, a dupla contou com a participação dos dançarinos Paty & Rodrigo Lira (mãe e filho) e Felipe Lira (irmão gêmeo de Rodrigo) & Amanda Primo (atuais campeões mundiais de zouk).

Outros casais também dançaram no palco com a líder do Kaoma. Mara Santos & Ruan, Helton & Marília, Gabriel & Juliana marcaram presença, assim como Luis Eduardo (filho de Mara Santos) e Adriana, do Movimento Lambazouk SP. Vejam a galera toda na foto abaixo.

Show do Kaoma na Virada Cultural 2013