Zouk Brasil compartilhe

Zouk Brasil vou pro zouk

Zouk palavras

Zouk Brasil Alex & Dani

Zouk Brasil Xavi & Laura

Zouk Brasil sentir-se melhor

Se você é antenado nas postagens sobre zouk no Facebook, certamente, já deve ter visto ou até compartilhado alguma arte da comunidade Zouk Brasil. O projeto, relativamente novo (a comunidade foi criada em 01 de fevereiro de 2013), partiu do professor e amigo Alex de Carvalho (RJ), organizador do evento Ilha do Zouk e um dos principais nomes do ritmo no Brasil.

Durante um rápido papo pela internet, ele explicou por que resolveu fazer esse trabalho. “O objetivo é divulgar o nosso zouk e, em especial, o prazer de dançar a dois”, comentou. Mas não é só isso. “Além de mostrar o zouk como uma dança linda, atual e envolvente, quero valorizar os princípios éticos da dança a dois, protegendo a cultura da nossa arte dançante.” Quem conhece Alex de perto, sabe que ele é um defensor da classe dos professores e sempre pregou que é necessário fazer aula para desenvolver bem (com graça e segurança) a dança no salão.

E no melhor estilo “faça você mesmo”, o próprio Alex assina os “cartazes virtuais”, que são sempre de muito bom gosto, reunindo belas fotos e frases de reflexão, impacto ou simplesmente de divulgação do ritmo zouk. “A estrela das artes é o próprio pessoal do zouk, da dança de salão”, comenta. Depois, as peças são compartilhadas através dos próprios zoukeiros e membros da comunidade (seguindo as práticas do tão falado marketing viral).

A proposta deu tão certo que quase 1.500 pessoas já curtiram a página do Zouk Brasil no Facebook (faça isso você também clicando aqui). A produção das peças também continua a todo o vapor. E o melhor: segundo Alex, todos podem contribuir, enviando frases e artes (via mensagem) para a comunidade. Mas, fica a dica: se você gostou, compartilhe as postagens e ajude a divulgar a própria página do Zouk Brasil e não saia por aí copiando e colando os cartazes como se fossem seus.

Bem, como sou muito fã deste projeto, resolvi selecionar dez das várias artes que já foram publicadas na comunidade (tarefa árdua e arriscada porque os trabalhos são todos muito bons). As minhas preferidas estão abaixo: a primeira homenageou as divas do zouk no Dia Internacional da Mulher (sensacional!) e a seguinte diz apenas “minha dança, minha felicidade”: a tradução perfeita para a belíssima e expressiva foto da dupla Cadu & Suzanne (SP) tirada durante o campeonato Brasil Zouk Open 2012.

Zouk Brasil mulheres

Zouk Brasil felicidade

Zouk Brasil descoberta

Zouk Brasil Friedrich Nietzsche