Foram várias sugestões de músicas (e até listas completas) enviadas pelo Facebook, blog, email e Twitter. Alguns preferiram até ser mais simples e comentaram suas preferências diretamente no ouvido dos Djs Edu e Mané nas próprias baladas. E no domingo os zoukeiros de São Paulo ficaram conhecendo as 10 melhores músicas de 2012, brincadeira que foi realizada pelo segundo ano consecutivo na Noite do Vermelho e Branco do Buena Vista, que, por sinal, estava superanimada.

Se você perdeu, não se preocupe. Conforme prometi, elas estão aqui para você conferir e compartilhar. Queria agradecer a colaboração dos amigos na construção do ranking das 10 mais, em especial ao Dj Allan Z e Bernardo Ramalho. Vamos ao top ten, revelado no último domingo (dia 16/12) pelos Djs Edu e Mané. Para ver a lista de 2011, clique aqui.

Em 10º lugar, ficou o hit romântico “Diz Só”, com C4 Pedro & Lil Saint, que invadiu as pistas para valer em 2012 com sua pegada R&B.

Pergunte a qualquer zoukeiro de São Paulo qual foi a música pop com swing árabe de 2012 e ele certamente vai responder “South Afrika”, remix do Dj Allan Z que garantiu a 9ª colocação. Confira na abertura do vídeo, que foi extraído da final paulista do Brasil Zouk Open 2012.

No ano em que a kizomba ganhou maior espaço nas noites de zouk, não poderia faltar o sucesso “Te Quero Bue”, que colocou a cantora Bruna Tatiana na 8ª posição das 10 mais de 2012.

No zouk nacional, 2012 foi definitivamente o ano do cantor carioca Paulo Mac. No começo do segundo semestre, ele lançou o CD “Imutável”, o melhor trabalho de sua carreira. Entre as faixas, o destaque foi a parceria internacional com Ricky Boy, ex-integrante da banda TC. Com vocês, “Prisiooneiro da Paixão”, nosso 7º lugar.

A sensualidade tomou conta da 6ª posição, representada pela bem-sucedida parceria do veterano Rei Helder com C4 Pedro & Lil Saint, de novo na parada. Quem não dançou “Sexy” em 2012, certamente, foi pouco às baladas durante o ano.

E chegamos à metade do top ten 2012 com uma das muitas faixas de sucesso do disco “Working Hard”, da dupla 2Much, que se tornou um verdadeiro festival de hits. Vem chegando a deliciosa “I wanna dance”, que embalou até uma reportagem sobre aulas de zouk gravada no Carioca Club e exibida no programa Bem Estar, da TV Globo (clique aqui para ver e ouvir o som aos 2min46).

Tiro, porrada e bomba no 4º lugar. Música de 2004 que só chegou às pistas em 2012 pelas mãos do Dj Allan Z. E, em seguida, caiu nas graças dos Djs Mané e Edu e todo mundo dançou no compasso acelerado de “Takieto”, som da cantora Sheila (com produção de Nany). Sem dúvida, foi a música rápida de 2012.

Na 3ª posição, um veterano das dez mais do Planet Zouk. Em 2010, lá estava ele emplacando “Rebound Chick” no 4º lugar; em 2011, foi a vez de “I wish” conquistar a medalha de bronze. Agora, ele está de volta, junto com Big Nelo, trazendo a kizomba mais tocada em 2012: “Ela é”.

Grande revelação de 2012, a brasileira Kataleya chegou com tudo nas paradas em 2012 com o megahit “Amor não é complicado”, que conta a história de uma jovem apaixonada por um rapaz que não fala e nem escuta. Medalha de prata para ela, que só começou a fazer sucesso em seu país depois de gravar no Exterior!

E finalmente ele conquistou a medalha de ouro do nosso top ten. Depois de ficar em 2º lugar no ranking de 2011 com “Não me Toca”, este ano Anselmo Ralph foi o grande campeão das 10 mais com outro hit avassalador: “Sem Ti”, que eu tive o privilégio de lançar na noite de São Paulo (obrigado Cidão!). Palmas para ele, que fez todo mundo gritar “Hey, hey, hey” em 2012.