Ontem, falamos da disputa nacional do Brasil Zouk Open na categoria Profissional (clique aqui para ver). Hoje, vamos contar como foi o caminho até chegar aos campeões brasileiros na categoria Amador. Toda a captação de imagens foi feita em parceria com o site Zouk Passion.

Assim como no Profissional, os vencedores das etapas locais já estavam automaticamente classificados para a final nacional no Club Homs. Mas a organização deu oportunidade para os participantes do campeonato em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, além de dançarinos de outros Estados (onde não houve competição própria) tentarem uma vaga para disputar o título brasileiro. Chamada de Qualify, essa fase classificatória aconteceu dia 15 de novembro no Carioca Club. No júri, estavam quatro professores do Congresso: Renata Peçanha (RJ), Rodrigo Delano (MG), Israel Szerman (DF) e Alex de Carvalho (RJ).

Ao todo, sete casais (cinco participantes do Brasil Zouk Open etapa SP e mais um casal de Florianópolis e outro de Cuiabá) mostraram sua dança para conseguir uma das quatro vagas disponíveis para a grande final. Cadu & Suzanne Marques (casal 04) ficaram em 1º lugar com 222. Eles dançaram na mesma bateria de Adalto Romualdo & Heloá Munõz (casal 02), que conseguiram 199 pontos e a 7ª colocação.

Encostados nos campeões do Qualify, Leandro Nascimento & Renata Quintanilha (casal 03), de Santos, conquistaram 221 pontos e a 2ª posição da noite. Na mesma bateria, estavam Junior & Tatiane Araujo (casal 05), que ficaram em 3º lugar com 220 pontos, e Bernardo Nogueira & Camila Souza (casal 01), que acabaram em 6º na classificação geral com 201,5.

A última vaga para a final foi preenchida por Wallace Silva & Regiane Vargas (casal 07), de Cuiabá (MT), que chegaram na 4ª colocação com 209,5 pontos. Na mesma bateria, dançaram Pablo Souza & Isadora Carvalho (casal 06), de Florianópolis (SC), que terminaram em 5º lugar com 203,5 pontos.

Depois de completar o quadro de competidores, a grande final teve início na noite seguinte (dia 16 de novembro) no Club Homs. E, mais uma vez, o vencedor do Qualify não faturou o grande prêmio da noite (clique aqui para ver o que os melhores dançarinos levaram para casa). No júri, estavam grandes nomes do zouk, que estavam entre os professores do Congresso Mundial de São Paulo: Romina Hidalgo (Argentina), Renata Peçanha (RJ), Rodrigo Delano (MG) e Jorge Peres (RJ).

Dessa vez, os campeões foram Junior & Tatiane Araújo (casal 02/veja a dupla na foto de Ricardo Prodossimo), que estavam em uma noite inspirada e atingiram 211,5 pontos. Na mesma bateria, estavam Vitor Grigoleto & Cristina Berlanga (casal 05), vencedores da etapa São Paulo, que ficaram na 5ª colocação com 199,5 pontos.

Em 2º lugar, uma surpresa: campeões da etapa Brasília, Salah Naser & Andressa Nirvana (casal 06) fizeram bonito e conquistaram os jurados. Resultado: 201 pontos. Veja também. no mesmo vídeo, a performance de Wallace & Regiane (casal 03, de MT), que ficaram na 3ª posição com 200,5 pontos.

Empatados com Vitor & Cristina, Cadu & Suzanne Marques (casal 01) também obtiveram 199,5 pontos, mas conquistaram o 4º lugar logo no primeiro critério de desempate. No quesito técnica, atingiram 32,5 pontos, contra 32 dos campeões paulistas. Com eles, estavam Leandro Nascimento & Renata Quintanilha (casal 04), de Santos, que ficaram em 6º com 199 pontos.