Nosso post de hoje é dedicado à etapa nacional do Brasil Zouk Open 2012, realizada dentro do Congresso Mundial de Zouk do Brasil em São Paulo. Começamos contando como foi a disputa pelo título brasileiro na categoria Profissional (amanhã, falaremos dos amadores). Os vídeos foram gravados em parceria com o site Zouk Passion. Durante as três noites da etapa Brasil, os casais dançaram de improviso, sempre uma música lenta e uma rápida. A coordenação musical foi do Dj Edu (SP).

Além dos vencedores nas etapas locais, que já estavam automaticamente classificados para a final nacional no Club Homs, quem participou do campeonato em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília teve a chance de tentar novamente uma vaga para disputar o título brasileiro. Chamada de Qualify, essa fase classificatória aconteceu dia 15 de novembro no Carioca Club. No júri, estavam quatro professores do Congresso: Renata Peçanha (RJ), Rodrigo Delano (MG), Israel Szerman (DF) e Alex de Carvalho (RJ).

Na categoria Profissional, cinco casais, todos de São Paulo, disputaram quatro vagas para a grande final. Em 1º lugar (com 231,5 pontos), ficou a dupla Zé Roberto & Bruna Kazakevic (casal 03). No vídeo, eles aparecem dançando na mesma bateria de Alexandre Amaral & Aretha Lima (casal 02), que conseguiram 218,5 pontos e a  4ª colocação; e de Fabiano Lima & Vanessa Marina (casal 05), que terminaram em 5º lugar com 208 pontos e não se classificaram para a final.

Na outra bateria, dançaram Bidu & Lara Savik (casal 01), que garantiram a 2ª colocação com 225,5 pontos; e Edgar & Carolina (casal 04), que ficaram em 3º lugar com 219,5 pontos.

Definidos os participantes da grande final, todos se reuniram no sábado, dia 17 de novembro, para disputar o titulo nacional no Club Homs. A grande plateia que lotava a casa estava acesa e a energia das melhores. No júri, estavam  Fernanda Teixeira (SP), Alex de Carvalho (RJ), Israel Szerman e Patica Borges (DF).

E para deixar a competição ainda mais emocionante houve um empate entre o 1º e o 2º colocados. Ambos ficaram com 227,5 pontos, obrigando a organização a partir para o primeiro critério de desempate: a técnica. E aí, conhecemos os vencedores da etapa nacional do Brasil Zouk Open: Bidu & Lara Savik (casal 04/foto by Ricardo Prodossimo), que atingiram 39 pontos neste quesito, meio ponto a mais em relação ao casal 06, Zé Roberto & Bruna Kazakevic. Os vice-campeões, tanto da etapa paulista quanto nacional, aparecem no segundo vídeo. Para saber como ficou a premiação, que incluiu viagem, pacotes de Congressos e prêmios em dinheiro, clique aqui.

Junto com Bidu & Lara, dançaram Edgar Fernandes & Carolina Parpinelli (casal 03), que ficaram em 4º lugar com 217 pontos. Wladymir Freitas & Aisha Dincer (casal 02), que garantiram sua vaga durante a etapa Brasília, também participaram da mesma bateria e somaram 209,5 pontos, chegando na 6ª colocação.

Na mesma bateria de Zé Roberto & Bruna, estavam Romulo Ribeiro & Christiane Oliveira (casal 08), que se destacaram em Belo Horizonte e conquistaram o  5º lugar na etapa nacional com 213,5 pontos.

Campeões paulistas, Paulo Victor & Janaina Martins (casal 01) terminaram a disputa nacional na 3ª colocação com 221 pontos. A mesma bateria também revelou a dupla mineira Hugo Frade & Lorena Cristine (casal 05), que ficou em 7º com 208,5 pontos.