No post da última sexta-feira (clique aqui para ver), dia 09 de novembro, divulgamos os nomes dos vencedores do Brasil Zouk Open 2012 em São Paulo. Hoje, é dia de ver os vídeos e conhecer as notas dos casais da categoria Profissional (amanhã vamos dedicar o post aos amadores) correspondentes às baterias finais e à grande finalíssima com apenas três casais, dançando separadamente. A captação das imagens foi feita em parceria com o site Zouk Passion.

Para julgar nossos finalistas, lá estavam Marcelo Grangeiro (vice-campeão da Dança dos Famosos e professor de navios temáticos), Alini Lima (da Interacto Academia de Dança), Rafael Machado (ator, cantor e coreógrafo que faz sucesso em grandes musicais há seis anos) e a convidada Monica Steinvascher (coordenadora das equipes de dança da Costa Cruzeiros e Ibero Cruzeiros e produtora dos cruzeiros temáticos Dançando a Bordo, Tango & Milonga e Movida Latina, sempre ao lado de Theo Mazzini). A festa foi conduzida pelo Dj Edu e pelo comediante Christopher Picolotte.

Antes da disputa começar, Philip Miha, organizador do evento, fez um breve pronunciamento explicando os motivos que levaram a organização a desclassificar Michael Anderson & Lilian Midori (casal 09/clique aqui para saber mais detalhes). Independente da música escolhida ter uma “pegada” mais black ou R&B, disse Miha, o que pesou na hora da decisão foi a falta da batida característica do zouk na canção selecionada para a coreografia. Acrescentou também que, se a música tivesse sido remixada, a dupla não deixaria a competição.

Miha ainda informou o público, que encheu o Carioca Club, sobre a conversa tida de madrugada com o casal 09 antes da divulgação oficial da desclassificação. Por fim, defendeu o júri, composto por alguns dos maiores nomes da dança brasileira.

E vamos para os vídeos. Começamos com a primeira bateria da final da categoria Profissional. Dançaram Paulo Victor & Janaina Martins (casal 16), que nesta primeira fase ficaram em 2º lugar com 212 pontos (as notas foram zeradas para as finais), garantindo uma das três vagas para a finalíssima. Com eles, estavam Welington Ramos & Chiara Leonardi (casal 19), que somaram 205 pontos, assim como a dupla Edgar Fernandes & Carolina Parpinelli (casal 13). As posições foram definidas através da técnica das duplas, que é o primeiro critério de desempate utilizado pela organização. Nesse quesito, o casal 13 obteve 34 pontos e conquistou o 5º lugar no Zouk Open 2012. Já o casal 19 atingiu 32 pontos e a 6ª colocação.

Confira agora as emoções da 2ª bateria. Na pista, Zé Roberto & Bruna Kazakevic (casal 08), que passaram para a finalíssima em 1º lugar com 226,5 pontos; e Edgar & Carolina (casal 13), citados acima, que ficaram em 5º lugar.

Fechando a primeira parte das finais, dançaram, sob fortes aplausos, os casais Alexandre Rodrigues & Aretha Lima (casal 15) e Felipe Lira & Tharcila Damaceno (casal 11). Eles ficaram, respectivamente em 3º e 4º lugares, com 212 e 208 pontos. Embora não tenham passado para a finalíssima, Felipe & Tharcila estão entre as grandes revelações deste campeonato. Sinal que a mistura de lambazouk com elementos da dança moderna pode dar muito certo!

Da primeira final, passamos para a finalíssima, com apenas três casais (e notas zeradas mais uma vez). E aí, tivemos muitas surpresas e superações. O resultado foi uma alteração do que havia sido desenhado no início desta fase decisiva.

Em 3º lugar, com 203 pontos, ficaram Alexandre Rodrigues & Aretha Lima.

Com 214,5 pontos, Zé Roberto (campeão em 2010) & Bruna Kazakevic garantiram a 2ª colocação.

E em primeiríssimo lugar, em noite inspirada e performance incrível, outra grande revelação deste Zouk Open: a dupla Paulo Victor & Janaina Martins, que obteve 232,5 pontos.