De 11 a 14 de outubro, Brasília se tornou a capital do zouk e do samba no Brasil. Pelo segundo ano, Patica Borges, Luciano Cardoso e Júlio César Martins organizaram o Congresso Balança Brasília, que movimentou a cidade com várias atividades, incluindo churrasco, bailes, aulas e a sempre esperada Mostra Coreográfica.

Quem acompanhou as duas edições do evento percebeu um salto em 2012, principalmente com relação às luxuosas locações escolhidas para as noites. E isso não aconteceu por acaso: dessa vez, a organização contou com o valioso patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), que fez toda a diferença e permitiu alçar voos mais altos.

Nosso blog teve a honra de participar e registrar trechos da Mostra Coreográfica do Balança Brasília, que foi realizada na noite de domingo, dia 14 de outubro. Coube aos jornalistas e amigos Dj Edu e Priscila Rangel a apresentação do evento. A seguir, selecionamos algumas das performances de zouk documentadas pela nossa equipe. Infelizmente, um problema técnico impediu a gravação do show de Rodrigo Delano, Naiara Márcia e Adriana Coutinho (BH). Mas, em breve, certamente essa apresentação também deve aparecer no YouTube.

Chega de papo. Começamos com o exemplo de superação de Lulucka Santiago, que rompeu todas as barreiras ao dançar com Arthur Silva. A dupla de Brasília foi aplaudida de pé pelo público.

Da divertida mistura de rock com zouk surgiu a coreografia Zoukiss, inspirada na banda americana que se apresentava com os rostos pintados. A ideia partiu de Israel Szerman & Patica Borges, uma das organizadoras do Balança Brasília.

Com larga experiência em musicais, Rafael Machado (SP) buscou inspiração na cultura espanhola para sua coreografia com Carol Agatti.

Dadinho & Aline (SP) estão entre as duplas que defenderam a nova geração do zouk no evento.

Alex de Carvalho, organizador da Ilha do Zouk, também marcou presença com a parceira Dani Wergles. O casal carioca já está confirmado para o cruzeiro Dançando a Bordo em 2013.

Grande divulgador do zouk na TV, Philip Miha, que também organiza o Congresso Mundial do Brasil em SP, programado para os dias 14 a 17 de novembro, dançou com a ex-paquita Meg Penaforte.

E fechando este post, vamos curtir a apresentação de Renata Peçanha, organizadora do Summer Zouk in Rio (que vai rolar em janeiro de 2013), com o parceiro Jorge Peres. Ao lado de Philip Miha & Fernanda Teixeira e do Dj Edu, a dupla também está confirmada no cruzeiro Movida Latina 2013.