Embora este seja um blog dedicado ao zouk, não posso deixar de bater palmas e comentar esta conquista INÉDITA na história da salsa no País. Afinal de contas, antes mesmo de ser um amante do zouk, sou também um amante da dança e posso dizer que fiquei arrepiado com a incrível vitória da dupla brasileira Rafael Barros & Carine Morais no World Salsa Open 2010.

Para quem não conhece bem a competição, este é o Campeonato Mundial de Salsa, que acontece anualmente em Porto Rico durante o Puerto Rico Salsa Congress. Considerado o evento de salsa mais importante do Planeta, o Salsa Congress, em 2010, comemora 14 anos de sucesso.

Com um 5º lugar conquistado em 2007, a dupla Patrick Oliveira & Fabiana Terra tinha no currículo a melhor colocação brasileira no World Salsa Open. Nos anos seguintes, a dupla também se saiu muito bem, estando sempre entre os oito melhores casais do mundo, inclusive em 2010 (eles ficaram na 8ª colocação).  

Mas ontem à noite, há poucas horas, a história reservava novas (e ótimas) surpresas para a salsa brasileira. E não é que tivemos dois casais brasileiros na grande final (Rafael & Carine e Patrick & Fabiana), além, é claro, de grandes feras de Porto Rico, Espanha e Itália.

Foi uma final emocionante, como vocês poderão ver nos vídeos acima. E, dessa vez, venceu o Brasil. Venceu a dupla Rafael & Carine! Palmas para os nossos profissionais! Palmas para a dança brasileira, tão carente de incentivos e tão cheia de talentos! 

A nós, do Planet Zouk, só resta comemorar esta bela vitória e também o fato de termos contado com o brilho da dupla durante a festa de dois anos do blog, que aconteceu em julho no Rey Castro (veja abaixo). Parabéns Brasil!